domingo, 10 de junho de 2012

Biografia Pentagram

Pentagram é uma banda estadunidense de heavy metal originária da Virginia. É considerado na música, juntamente com Black Sabbath, como precursores do movimento que se tornou conhecido como doom metal. Formada em 1971, foi uma banda de popularidade baixa durante o início dos anos 70. Gravaram algumas demos e fitas K7, mas não lançaram um álbum completo até 1980, A banda sempre está mudando de integrantes. Ao longo da história, o único membro constante é o vocalista Bobby Liebling, e muitos de seus membros participaram em bandas como Place of Skulls, Spirit Caravan e várias outras.

 


História

Em 1971 o baixista Lee Abney e o guitarrista Victor Griffin criaram uma banda de doom metal, que recebeu o nome de Death Row. Pouco depois o baterista Joe Hasselvander juntou-se á banda, bem como o vocalista Bobby Liebling. Seguiu-se o lançamento de duas demos, em 1982 e 1983. A banda reformulou a sua formação: Martin Swaney substituiu Lee Abney.

Em 1985 lançaram o primeiro álbum, Relentless. Depois da gravação do segundo álbum, Day of Reckoning, a banda reformou-se e reeditou os dois primeiros álbuns. Enquanto isso, a editora Peaceville Records lançou o álbum 1972-1979.

Em 1994 foi apresentado o terceiro álbum, Be Forewarned. A banda separou-se de novo e voltou como duo: Liebling nos vocais e Joe Hasselvander com os instrumentos. Quatro anos depois, a Downtime Records lançou uma compilação, o álbum Human Hurricane. Ainda como duo, Pentagram lançou os álbuns Review Your Choices (1999) e Sub-Basement (2001).

Depois do lançamento de 1972-1979 (Vol. 2), Hasselvander deixou a banda e Liebling recrutou Kelly Carmichael (guitarra), Adam Heinzmann (baixo) e Mike Smail (bateria), todos membros da banda de Maryland, Internal Void. Juntos gravam Show 'em How, em 2004. Devido ao comportamento instável de Liebling, que chegou a desmaiar num concerto em Washington, a banda recrutou Hasselvander de novo.

Griffin e Abney formaram a banda Place of Skulls, depois de terem abandonado a banda Pentagram. Randy Palmer morreu em 2002, vítima de um acidente de viação. Vincent McAllister morreu em 2006.

A 23 de Agosto de 2008 é anunciada uma nova formação da banda: Bobby Leibling (vocais), Russ Strahan (guitarra), Gary Isom (bateria) e Mark Ammen (baixo).

Anos 70

No outono de 1971, Bobby Liebling e Geof O'Keefe, decidiram abandonar suas bandas anteriores (Shades of Darkness e Space Meat) para formar uma nova banda que refletiam seu interesse em bandas de Hard Rock e Stoner Rock. como UFO (banda), Uriah Heep, Sir Lord Baltimore e Black Sabbath. Por sugestão de Liebling, o grupo se chamaria Pentagram, um símbolo sinistro, que refletia o tema de suas letras, e o tema que a banda estava. Embora a banda mudou de nome em vários momentos (Virgin Death, Wicked Angel e Macabre), voltaram para o nome anterior (Pentagram), e decidiram mantê-lo. Ao contrário do que alguns pensam, a banda Pentagram nunca se chamou Stone Bunny, mas sim, a banda que Liebling tocava (Space Meat), se chamou Stone Bunny.

Durante cinco anos de carreira, no início dos anos 70, a banda teve sete gerentes diferentes, íncluindo Gordon Fletcher, que já escreveu para revistas como Rolling Stone, Creem e Circus. Os seis restantes foram Steve Lorber, Philip Knudsen, Skip Groff, Bob Fowler, Tim Kidwell e Tom McGuire.

Primeira formação

Os membros iniciais foram Bobby Liebling, no vocal, Geof O'Keefe na guitarra, Vincent McAllister no baixo e Steve Martin na bateria. Dessa formação, surgiu o single Livin' In a Ram's Head, que se tornou uma música emblematica do Pentagram. Também vieram muitos outros singles, de Stoner rock, e Hard Rock, com influências do Deep Purple, e da banda Sir Lord Baltimore. Depois de meses de ensaios, John Jennings se junta para incorporar uma segunda guitarra na banda, logo após Steve Martin decidiu sair da banda, pois seu estilo jazz de tocar bateria, não se encaixava no Pentagram, que na época era Hard Rock. Geof O'Keefe então, continuou tocando guitarra sozinho na banda. Nesta formação, tiveram ensaios com sucesso, enquanto mais tarde, Jennings anunciou que não poderia continuar na banda por causa de diferenças de estilo (o Pentagram era mais pesado). Depois de algumas tentativas sem o guitarrista, Vincent McAllister decide testar o instrumento, com uma incrível habilidade. Ao longo dos próximos cinco anos, ele ficou na banda, fazendo seus riffs sombrios e macabros na banda.

Formação Clássica

No dia de Natal de 1971, esta formação clássica começou a ensaiar, com Bobby Liebling cantando, Vincent McAllister na guitarra, Greg Mayne (ex-Space Meat) tocando baixo, e Geof O'Keefe na bateria. Em meados de 1974, o guitarrista Randy Palmer entrou para o Pentagram, mas deixou em janeiro de 1975 devido a problemas de drogas e mais uma vez o grupo continuou como um quarteto. Graças as conexões do gerente da banda, Gordon Fletcher, o grupo tinha vários shows a fazer nos anos seguintes, e logo após, um contrato de gravação. Em 29 de abril de 1975, Fletcher convenceu Sandy Pearlman e Murray Krugman (produtores e gestores do lendário Blue Öyster Cult) para vê-los ensaiar. Impressionados com o Pentagram, os dois organizaram uma sessão de demonstração na Columbia Studios em Nova York em setembro. Infelizmente, a sessão foi cancelada após um conflito entre Liebling e Krugman sobre um ponto de produção. O grupo também ensaiava na frente do Gene Simmons e Paul Stanley, da banda de Hard Rock, Kiss, em dezembro de 1975. O grupo teria ficado sem popularidade outra vez.

Primeira Separação

Em 16 de dezembro de 1975, Bobby Liebling e sua namorada foram presos, levando os membros, a discutir as relações da banda no ano novo, para tomar uma decisão. A decisão tomada, foi para que a banda Pentagram parasse, porque Libebling tinha os direitos autorais do nome Pentagram, e eles não podiam continuar sem ele. No verão de 1976, a banda deu uma segunda chance a Bobby Liebling, no entanto, após o início de uma sessão de gravação no estúdio Undeground Sound, a banda se separou de Liebling novamente, deixando as sessões inacabadas, e as músicas mal remixadas.








 

Primeiros Lançamentos

Pentagram lançou um LP de polegadas, com a banda se chamando Macabre, com duas músicas chamadas Be Forewarned e Lazy Lady. A gravação foi produzida por Phillip Knudsen.

Em 1985 a banda lançou o primeiro álbum de estúdio. O albúm auto-intitulado é chamado muitas vezes de Relentless. O álbum contém uma mistura de músicas novas e músicas dos anos 70, assim como todos os álbuns Pentagram. Depois de gravar seu segundo álbum, Day of Reckoning, a banda se separou mais uma vez, e em 1989 Greg Mayne e Randy Palmer voltaram e Liebling adicionou novos integrantes na banda, Ted Feldman na guitarra e Cook Jon na bateria. A banda estava trabalhando para a gravação do terceiro LP, mas logo após sua primeira apresentação em Maryland, a banda se separou. Depois de algum tempo, a PeaceVille Records lançou o albúm de compilação de demos, 1972-1979. Esta foi a primeira vez que muitas das músicas dos anos 70 foram liberadas. Em 1994 eles lançaram seu terceiro albúm, Be Forewarned. A banda se separou novamente e surgiu como uma dupla, com Liebling nos vocais e Joe Hasselvander em todos os intrumentos, e gravaram o albúm Review Your Choices. Outro albúm duo foi lançado depois, o albúm Sub-Basement, depois lançaram um bootleg 1972-1979, 1972-1979 (Vol. 2), em 1999 pela PeaceVille Records. Pouco depois de Sub-Basement, Hasselvander saiu da banda, e Liebling logo recrutou o guitarrista Kelly Carmichael, o baixista Adam Heinzmann, eo baterista Mike Smail. A nova formação gravou o albúm Show 'em How em 2004.

Bedemon

Bedemon foi uma ramificação do Pentagram no início dos anos 70. O nome foi escolhido como uma junção de dois nomes sugeridos anteriormente, Demon e Behemoth. Antes de ingressar no Pentagram, Randy Palmer e seu amigo Mike Matthews, juntamente com Bobby Liebling e Geof O'Keefe (até então membros atuais do Pentagram) se reuniram para gravar algumas das composições de Palmer. A primeira sessão resultou em três canções: "Child of Darkness", "Venom Serpent" e "Fear Frozen". Depois de um curto espaço de tempo o grupo se reuniu novamente e gravaram mais músicas. Quando Palmer entrou oficialmente para o Pentagram, ele trouxe duas faixas com ele, "Starlady" e "Touch the Sky". Após a partida de Palmer no Pentagram, o Bedemon se reuniram em 1979 para gravar mais três músicas: "Time Bomb", "Nighttime Killer "e uma composição não identificada por O'Keefe. Com uma formação diferente (com ex-membro do Pentagram, Greg Mayne no baixo) gravaram "Night of the demon", juntamente com algumas canções mais antigas, em 1986. Muitas canções das sessões Bedemon foram lançados em vários bootlegs ao longo dos anos, mas nunca foram oficialmente lançados até 2005, quando a gravadora Black Widow lançou o CD, Child of Darkness. Em 2002, Randy Palmer, Mike Matthews e Geof O'Keefe voltaram para gravar nove canções. Poucos meses depois, Randy Palmer foi morto em um acidente de automóvel trágico.

Atualmente

Atualmente, a banda tem feito muitos shows, e irá lançar um documentário da banda, chamado Last Days Here, que conta a história da banda em 30 anos de estrada, e também das lutas diárias de Bobby Liebling contra a droga crack. Também, vão lançar o primeiro dvd ao vivo da banda, chamado When the screams come, nome tirado de uma música da banda. A banda está voltando ao sucesso, de pouco à pouco, graças ao lançamento do albúm Last Rites, pela Metal Blade Records.

0 comentários:

Postar um comentário